WayTrends

Criar apps mobile – toda a informação de que precisa para criar uma aplicação móvel para a sua empresa!

Criação de apps mobile

É ao gosto do freguês! Existem apps mobile mais simples e divertidas. Mais sérias e complexas. Para chamar um táxi, encomendar uma pizza, comprar uma peça de roupa, ver o tempo, fazer um jogo, conversar com os amigos, definir um alarme… Apps mobile minimalistas e outras com imensas funcionalidades. Aplicações móveis para iOS, Android e Windows. Apps tão populares que os utilizadores não passam uma hora sem elas. Apps tão úteis que fidelizam clientes e utilizadores!

Ora, tendo em conta o número de horas que todos passamos de telefone na mão, o potencial de uma aplicação relevante da sua empresa ter sucesso é igualmente enorme! A questão agora é porque, quando e como deve criar uma app mobile para dar visibilidade ao seu negócio e reputação à sua marca. E, claro, conquistar e reter mais clientes e aumentar a faturação.

O que são apps mobile?

Antes de lhe explicarmos o que são apps mobile, temos de começar por dizer que “apps” é a abreviatura para aplicações e “mobile” são os termos usados para designar um programa de software desenvolvido para smartphones ou outros dispositivos móveis, de pequenas dimensões. Portanto, apps mobile são aplicativos ou softwares desenvolvidos para smartphones e tablets que podem ter diversas finalidades, sendo que o entretenimento (jogos) e a informação (notícias, tempo, etc) lideram as preferências dos utilizadores.

Normalmente, as apps mobile (gratuitas ou pagas) são instaladas diretamente através de lojas de aplicativos (genericamente chamadas de app stores) de acordo com o sistema operativo do equipamento: Google Play para Android e App Store para iOS, entre outras.

Como pode adivinhar, estes programas exigem um grande trabalho de planeamento antes do desenvolvimento, pois são complexos e para terem sucesso e consequentemente um grande número de downloads, precisam de apresentar uma interface intuitiva, quase invisível, fácil de entender e de navegar. E, claro, um propósito que satisfaça e seja relevante para os utilizadores!

Fonte: Unsplash

Para que servem as apps mobile?

As apps mobile podem ter múltiplas finalidades: algumas servem para ajudar o utilizador a resolver um problema, outras para dar informação, entreter, socializar, fazer compras, pagar contas, etc. Quer exemplos mais concretos? Chamar um Uber, ler os reviews de um restaurante, ver como vai estar o tempo, jogar online, trocar mensagens com amigos, comprar produtos ou serviços em lojas online, aceder a uma conta bancária, entre muitos outros objetivos.

Como funcionam as apps mobile?

Na verdade, as apps mobile funcionam como qualquer outro aplicativo para computador, só que são desenvolvidas para dispositivos móveis, tendo em conta os diferentes sistemas operativos: para funcionarem têm de ser compatíveis com o sistema operativo, pensadas para o tipo de interface (normalmente touch) e dimensões de ecrã destes dispositivos.

Ou seja, têm de ser desenvolvidas por designers e programadores para essa tecnologia (iOS ou Android, por exemplo). Por isso, para estas equipas exigem grandes conhecimentos técnicos, mas para os utilizadores funcionam de forma simples: basta fazerem download da aplicação que querem e em segundos a mesma fica instalada no telefone e pronta a ser utilizada! Após concluírem o download ou instalação, resta tocar no ícone da app a utilizar.

Fonte: Unsplash

Que tipos de apps mobile existem?

Já vamos aos principais tipos de apps mobile, mas antes convidamo-lo a fazer uma pequena viagem no tempo… Ainda se lembra de quando se utilizava o termo “programa” para referir qualquer tipo de software? E lembra-se de como, com o surgimento e disseminação de pequenos dispositivos eletrónicos como smartphones e tablets ligados a sistemas operativos cada vez mais modernos, a expressão “programa” deu lugar a uma nova terminologia? É isso mesmo!

A nova terminologia é app, aplicação ou aplicativo. E foi difundida com a ajuda da popularização das lojas de aplicativos para Android e iOS. Porém, apesar de usarmos o termo “app” para designar todas as aplicações, nem todas as apps são iguais e dentro do grupo de apps móveis, para equipamentos mais pequenos, também há diferenças. Para começar, existem no essencial dois tipos de apps móveis: apps nativas e apps híbridas.Venha conhecê-las!

Fonte: Unsplash

Apps nativas

As apps nativas ou aplicações nativas são as aplicações desenvolvidas para um sistema operativo específico (normalmente Android ou iOS) e descarregadas para um smartphone ou tablet através de uma loja de aplicações. Por outras palavras, as apps nativas usam uma linguagem de programação específica (Objective-C para iOS e o Java para Android) e estão disponíveis nas lojas Google Play (sistema Android) ou App Store (sistema iOS) e por isso precisam de atender aos requisitos das lojas, às suas normas de privacidade e regras de segurança.

Vantagens das apps nativas

Desvantagens das apps nativas

Fonte: Unsplash

Apps híbridas

As apps híbridas ou aplicações híbridas têm um comportamento nativo, mas foram desenvolvidas com tecnologias web. Por outras palavras, as aplicações híbridas usam normalmente tecnologias web, como o HTML5 e JavaScript e podem ser desenvolvidas com recurso a frameworks específicas para serem convertidas em aplicativos móveis que são instalados nos dispositivos mas que se comportam quase como uma página na Internet.

O utilizador da aplicação híbrida nem percebe que não está a usar uma aplicação nativa porque, além do acesso se fazer através da App Store ou Google Play, durante a sua utilização pode usar as várias funcionalidades do telefone.

Vantagens das apps híbridas

Desvantagens das apps híbridas

Fonte: Unsplash

Porque deve criar apps mobile?

Esta pergunta é pertinente, muito mais agora que está a considerar abandonar a leitura deste artigo porque já percebeu que criar uma app dá muito trabalho. E tem toda a razão! Mas se ler as próximas linhas vai chegar à conclusão de que não será um trabalho inglório. Pelo contrário! Uma app mobile é um ativo diferenciador e que pode realmente alavancar o seu negócio, aumentando a produtividade dos colaboradores ou estabelecendo relações mais fortes com os seus clientes ou parceiros.

Então faz sentido investir numa app mobile? Em casos de interação regular com sistemas ou plataformas feitas em regime de mobilidade, faz muito sentido. Recorde que o acesso à Internet através de equipamentos móveis regista em Portugal níveis idênticos à média europeia com uma forte tendência de crescimento. Temos cerca de 7,8 milhões de utilizadores a usar o smartphone ou tablet para aceder à Internet. E 9 em cada 10 pessoas com acesso móvel à Internet fazem-no através do smartphone. E se o facto de os consumidores estarem a usar cada vez mais os seus smartphones não chega para o convencer, conheça a nossa lista com os principais motivos para criar uma app mobile.

Conquistar e fidelizar mais clientes

Com os utilizadores a passarem horas de telefone na mão, se criar um aplicativo relevante para o seu público, consegue atrair a atenção dos clientes e potenciais clientes e aproximar as pessoas da sua marca durante mais tempo.

Criar relacionamentos positivos

Com uma app mobile também consegue criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes, nomeadamente por meio de lembretes e notificações push que aparecem no ecrã principal do smartphone e que pode usar para divulgar promoções, informar sobre o lançamento de produtos, entre outras ações eficientes para interagir com os utilizadores.

Criar uma app mobile é mostrar, efetivamente, que quer manter um contato mais intimista, sem deixar de respeitar o tempo dos seus clientes: acedem se quiserem, quando e de onde entenderem.

Fonte: Unsplash

Oferecer informação exclusiva

Um aplicativo mobile é uma das melhores formas de dar informações exclusivas! E num aplicativo, os clientes podem acompanhar, por exemplo, um bónus ou uma recompensa de forma mais direta e divertida.

Oferecer uma experiência única

Oferecer um aplicativo mobile é garantir uma nova experiência aos utilizadores enquanto eles navegam pela Internet através dos seus smartphones ou tablets.

Fonte: Unsplash

Oferecer conteúdo relevante

As apps mobile são excelentes para divulgar descontos exclusivos, mas também para oferecer conteúdos relevantes sobre a sua empresa ou área de atuação, aumentando a assim a credibilidade e notoriedade da sua marca a cada notificação!

Melhorar o atendimento ao cliente

Sabia que uma app mobile também serve para melhorar o apoio ao cliente? Um chat ou help desk online, além de ser mais um meio de responder às dúvidas dos clientes e melhorar a acessibilidade aos produtos/serviços, é um meio que agiliza a resolução de reclamações.

Destacar-se entre a concorrência

Uma app mobile com alta taxa de adesão e envolvimento é capaz de fazer maravilhas pelo seu negócio, nomeadamente aumentar a notoriedade e credibilidade mostrando, no seu mercado de atuação, que tem um diferencial face à concorrência.

Fonte: Unsplash

Aumentar a produtividade dos seus colaboradores

Se tem colaboradores (pense, por exemplo, numa equipa comercial) que andam frequentemente na rua, longe do escritório e que usam um tablet ou smartphone como principal ferramenta de trabalho, uma app mobile desenvolvida à medida das necessidades pode aumentar a produtividade. Pense que seria possível, por exemplo, os comerciais reportarem toda a sua atividade de rua, em tempo real, para o responsável de equipa que assim lhes consegue prestar melhor apoio e direcionar os seus esforços.

Aumentar as vendas

E como não podia deixar de ser, até porque estamos a falar de negócios, as apps mobile ajudam a aumentar as vendas. Não só porque as vendas através de aplicativos estão a aumentar a cada dia que passa, mas também porque uma app facilita o processo de compra: é mais um canal de informação e divulgação que permite interação entre empresa e clientes de forma simples, fácil e agradável. Não é por acaso que todas as grandes empresas já têm aplicações móveis!

Fonte: Unsplash

Porque não deve criar apps mobile?

Sim, também nos pode perguntar porque não deve criar apps mobile, e a questão até faz sentido. Não que nalguns casos ou áreas de negócio uma aplicação móvel não tenha relevância e noutros seja fundamental, mas porque existe um aspeto que deve ser analisado antes de tomar a decisão de criar uma app mobile: a app vai gerar valor para os seus clientes ou colaboradores, ou seja, vai adicionar algo, face ao que já usam hoje em dia? É que se não for útil e proporcionar uma melhor experiência, vai desperdiçar investimento, pois os utilizadores vão continuar a aceder ao seu site através do browser.

Por outras palavras, a sua aplicação mobile precisa de ser diferente do seu site. Se não for, se a sua empresa tem um site praticamente igual, não vale a pena fazer uma “cópia” porque não há motivo para os utilizadores a descarregarem, correto?

Efetivamente, nalguns casos um site responsive, otimizado para smartphones, pode ser evitada a necessidade de uma app mobile.

Fonte: Unsplash

Processo de criação de uma app mobile

A criação de uma app mobile é um processo complexo e sofisticado, com uma série de peculiaridades e recursos, independentemente de se tratar de uma aplicação nativa ou híbrida. Não queremos com isto afastá-lo dos seus intentos. Pelo contrário! Queremos auxilia-lo na criação da sua app da forma mais rápida e eficaz possível. E para isso, vamos ajudá-lo a definir e seguir as várias etapas para criar um aplicativo móvel, desde a definição da ideia até ao seu lançamento na app store. Combinado?

1. Definir objetivos

Na base de todo o processo de design, programação e desenvolvimento da app mobile está um plano onde deve identificar os objetivos que pretende atingir com a aplicação. Claro que o plano não se tem de manter estanque até conclusão do projeto, é natural que sofra ajustamentos, mas os objetivos gerais e principais devem estar bem definidos antes de deitar mãos à obra. E não avance sem conseguir identificar os seus objetivos! Se está com dificuldades, basta responder à seguinte questão: por que é que os utilizadores vão precisar do seu aplicativo, ou seja, que “problema” é que a sua aplicação vai resolver? É que, para ter sucesso, o seu aplicativo precisa de facilitar a vida dos utilizadores, seja de que forma for. Portanto, assim que chegar à razão de ser da aplicação, ao diferencial da sua app mobile, pode passar à próxima etapa.

Fonte: Unsplash

2. Definir o público-alvo

Depois de identificado o ou os objetivos, é hora de definir o seu público-alvo, ou seja, os utilizadores que vão beneficiar com a sua aplicação, os clientes e potenciais clientes que gostariam, supostamente, de usar o seu aplicativo: sexo, idade, zona geográfica, habilitações, profissões, interesses, hábitos, necessidades e tipo de informação que consomem e onde consomem, entre outras informações.

Ao desenhar o perfil do seu público-alvo consegue perceber o que ele precisa numa app, para desenvolver a sua aplicação em conformidade.

Fonte: Unsplash

3. Comunicar com os clientes

A terceira etapa, depois de desenhado o perfil de consumidor da sua empresa, é comunicar com os seus clientes para obter informações importantes sobre os seus desejos e necessidades e assim criar a app mobile mais indicada para essas pessoas, com todas as funcionalidades que procuram!

É claro que deve usar um design intuitivo independentemente do seu tipo de clientes/utilizadores, mas convém que a sua app mobile tenha a estrutura e os recursos visuais prediletos dessas pessoas. Na dúvida, crie uma página de teste para o seu aplicativo que lhe permita medir o número de utilizadores interessados. Isso poderá ajudar a identificar o interesse e o respetivo sucesso da aplicação quando for lançada.

Fonte: Unsplash

4. Analisar o mercado

Mesmo que o seu projeto já tenha, neste momento, pernas para andar, não deve confiar apenas na sua intuição, experiência e talento. Isso não é suficiente para garantir downloads. Convém, nesta etapa, verificar o que a concorrência anda a desenvolver em termos de apps móveis e quais as principais funcionalidades desses aplicativos. Se a concorrência não estiver a desenvolver nada ou quase nada para mobile, está um passo à frente, parabéns!

Mas se estiver a oferecer apps mobile, convém analisá-las a todas e uma por uma. É a melhor forma de se inspirar e recolher informações importantes para a sua própria app mobile. Ao analisar os pontos fortes e fracos das aplicações da concorrência, consegue obter uma lista com tudo o que tem de colocar no seu aplicativo e tudo o que deve evitar colocar no seu aplicativo. Desta forma, com uma análise de mercado, consegue um diferencial competitivo face à concorrência.

Fonte: Unsplash

5. Definir as características do aplicativo

Neste momento já tem tudo o que precisa para definir as características da sua app mobile! Já definiu objetivos em consonância com as necessidades e exigências do seu público e conhece os pontos fracos e fortes das aplicações da concorrência, pelo que deve começar a detalhar os recursos básicos da sua app: enumerando as suas características num documento e, se quiser, começando a desenhar a app incluindo a forma como o utilizador vai navegar pelos menus do aplicativo.

Durante esta etapa é importante ir removendo recursos que não sejam essenciais. Não quer dizer que não acabe por os incluir, mas, mais tarde. Agora o importante é definir apenas os recursos centrais da app, considerando desde já os diferentes sistemas operativos. 

Fonte: Unsplash

6. Chegar a uma estimativa de custos/prazos

Bom, não podemos adiar por mais tempo a estimativa de custos, até porque já temos tudo o que precisamos para avançar com um valor e um timing de execução do projeto de criação de app mobile.  Com base nos objetivos da app e na sua lista de requisitos é viável obter por parte do mercado uma estimativa razoavelmente rigorosa para desenvolvimento.

A WayNext tem uma equipa experiente dedicada à criação de apps. Se está a pensar desenvolver uma app para o seu negócio fale connosco hoje.

7. Fazer um esboço do seu aplicativo com wireframes e storyboard

Agora a sua aplicação mobile vai começar a ganhar forma! É nesta etapa que pode e deve desenvolver os seus wireframes e storyboard… e já vamos explicar o que é isso, a começar pela wireframe que é um esboço de cada ecrã da app que deve conter, naturalmente, todas as ideias e características que reuniu anteriormente.

O objetivo das wireframes é ajudá-lo a definir uma estrutura clara e organizada de todo o layout, com base nos problemas dos utilizadores que a sua aplicação mobile vai resolver. No fundo trata-se da parte UX (User Experience ou experiência do utilizador) onde deve projetar boas experiências de utilização para atrair, conquistar e fidelizar clientes. De salientar ainda que as suas wireframes tanto podem ser feitas em papel como com a ajuda de software que facilitam este processo.

O storyboard, por seu turno, diz respeito à forma como deve ser possível usar a app. Como é que as várias áreas e funcionalidades se relacionam entre si, qual é o fluxo previsível do utilizador e permite assim definir caminhos que sejam simples e intuitivos.

Fonte: Unsplash

8. Construir um protótipo

Depois de criar as suas wireframes e storyboard, pode desenvolver o protótipo do design da aplicação móvel. Protótipo para quê? Para ter uma amostra do aplicativo que permita testá-lo e verificar se está conforme ao pretendido. O principal objetivo do protótipo é permitir que verifiquem (designer, programadores e utilizadores) se a experiência corresponde ao pretendido, se é de fácil entendimento pelos utilizadores alvo e nessa fase e de forma simples efetuar correções ou ajustes, mesmo antes de iniciar a implementação técnica. O protótipo vai também permitir medir os índices de usabilidade da app, algo que é fundamental para que possa ser bem aceite pelo público-alvo.

9. Construir a aplicação móvel

Finalmente! Pode começar a construir a aplicação móvel! Com os ajustes que fez no protótipo, está preparado para pôr em prática o que definiu nas outras fases do projeto.

Nesta etapa, aproveite para criar também uma conta como programador nas app stores e isso porque, como sabe, as lojas online de aplicativos reservam o direito de rever e aprovar o aplicativo antes que ele seja lançado. E como a aprovação pode levar alguns dias, é melhor tratar do assunto com antecedência para não atrasar o projeto.

Na WayNext digital agency temos especialistas em UI/UX que podem desenvolver toda a parte criativa da sua app. O nosso trabalho pode ficar por aí, entregando o design a outra equipa técnica ou podemos também nós realizar a implementação técnica do projeto. Clique aqui e conheça melhor o nosso trabalho!

Fonte: Unsplash

9.1 Programação de aplicações móveis

E sim, as etapas de wireframing e prototipagem são importantes, mas sem a programação não veem a luz do dia. Logo, depois dos detalhes visuais serem aprovados, os designers devem transferir os seus ativos para os programadores que dão vida a essas formas e conceitos.

Na criação de uma app, este é provavelmente o processo mais complexo e moroso porque inclui muitas interações, muitos feedbacks entre design e programação, para se criar todo o software que suporta o aplicativo (frontend e backend).

Também é nesta etapa que os programadores escolhem as soluções técnicas e tecnológicas mais eficientes para a concretização e manutenção da aplicação, de acordo com a natureza do produto e complexidade das soluções de design, mas também de acordo com o código do ou dos sistemas operativos em que a app vai funcionar, e até dos requisitos das apps stores para onde a app vai ser disponibilizada. Nesta fase é importante assegurar uma solução escalável, que possa crescer em termos de número de utilizadores e requisitos funcionais, acompanhando as necessidades do negócio.

No capítulo das frameworks tecnológicas, não podemos deixar de referir uma das ferramentas mais populares para desenvolvimento de aplicativos multiplataforma que é o Xamarin da Microsoft. Esta ferramenta permite o desenvolvimento de aplicativos para diferentes sistemas operativos móveis (Android e iOS) usando uma base de código única! O Xamarin é uma plataforma moderna e robusta que permite atingir bons resultados com níveis de produtividade interessantes no que toca ao desenvolvimento de apps mobile!

Fonte: Unsplash

9.2 Teste de apps móveis

Com design e programação concluída é chegado o momento de testar a app mobile. Verifique se está a funcionar corretamente em vários tipos de dispositivos compatíveis, antes de a submeter às app stores e disponibilizar aos utilizadores. Ecrã a ecrã, funcionalidade a funcionalidade, veja se o aplicativo não contém nenhum erro de funcionamento.

É provável que encontre bugs ou até algum espaço para melhoria de funcionalidades que vistas na prática resultam de forma diferente. Ultrapassadas essas questões pode finalmente passar à próxima etapa.

10. Lançar e divulgar o aplicativo móvel

O momento que tanto aguardava chegou: o lançamento da aplicação móvel! Disponibilize a app nas lojas de aplicativos e depois invista em marketing digital para promoção, não deixando nada de parte – redes sociais, blogs, sites e outras plataformas com publicações interativas, vídeos promocionais, campanhas e ofertas especiais entre outros conteúdos relevantes para o seu público-alvo. E não se esqueça de colocar um código para monitorizar os canais de aquisição da app, bem como o comportamento dos utilizadores dentro do aplicativo. É a análise destes dados que vai permitir a melhoria continua para que a sua app possa crescer em número de utilizadores, dando assim o maior contributo possível para o negócio.

Fonte: Unsplash

10.1 KPI’s de desempenho de apps mobile

Para medir resultados é preciso definir metas e escolher bons KPI (Key Performance Indicator ou indicadores-chave de desempenho) para acompanhar a sua app e receber insights. Por isso, não queremos deixar de incluir nesta última etapa, os principais KPI’s para aplicativos móveis que pode usar para fazer a monitorização:

Fonte: Unsplash

Boas práticas para criação de apps

Para uma aplicação móvel ter sucesso, devem-se seguir algumas boas práticas para criação de apps que garantem a boa experiência de utilização, mas também a elevada qualidade do desenvolvimento e programação.

Falar com os utilizadores

Lembre-se que a app mobile não é para si, é para os seus clientes e que por isso deve consultá-los para obter feedback sobre o aplicativo e alinhar as necessidades da sua empresa com as necessidades dos utilizadores.

Planear cada etapa antes de desenvolver a app

Deve planear cada etapa antes de passar ao desenvolvimento da app. A pressa sempre foi inimiga da perfeição e por isso, se ignorar a importância de um plano, pode acabar por perder tempo e dinheiro e até ter de voltar à estaca zero para fazer o aplicativo.

Usar tecnologias modernas e ágeis

Défices técnicos? Nem pensar! Falar de apps mobile é falar de tecnologia de ponta, de APIs avançadas. Logo, deve escolher os recursos e as ferramentas mais modernas e mais ágeis do mercado, que permitam satisfazer as expetativas do seu público-alvo.

Investir na usabilidade

Investir na usabilidade, numa boa experiência de utilização, é investir num layout inteligente e numa user-interface com design moderno, mas simples e intuitivo. Recorde que os utilizadores querem usar a sua app mas não querem perder tempo a aprender a usá-la. Pode, por exemplo, inserir na app dicas para guiar as pessoas ao longo dos vários ecrãs e elementos de navegação, indicando o caminho a percorrer rumo à conversão.

Fonte: Unsplash

Apps mobile de sucesso

São aos milhares as apps mobile de muito sucesso. Tantas que nomear algumas das mais importantes e bem construídas seria sempre redutor. Ainda assim um artigo com tanta informação sobre aplicações móveis, não ficaria completo sem darmos o exemplo de algumas excelentes apps móveis. E nesta lista nem estão as aplicações “obrigatórias” e sobejamente conhecidas pelos consumidores, como Facebook, WhatsApp, Uber, Netflix e tantas outras!

Fonte: Unsplash

Após a leitura deste artigo sobre o estado da arte das apps mobile, é possível que já não consiga ignorar a importância e as vantagens em criar uma aplicação para smartphone capaz de atrair, conquistar e fidelizar os seus clientes ou para aumentar a produtividade dos seus colaboradores. Os aplicativos móveis são cada vez mais importantes e úteis para utilizadores e empresas e por isso, independentemente da sua área de atuação, há que aproveitar a maré – de preferência antes da concorrência se fazer ao mar – e as potencialidades do mobile na rentabilidade da sua empresa até porque há milhares de utilizadores de smartphone na mão neste momento, à espera que a sua aplicação esteja disponível na app store!

Se pretende desenvolver uma app mobile para alavancar o seu negócio, seja para melhor servir os seus consumidores, seja para aumentar a produtividade dos colaboradores, contacte-nos hoje mesmo. A nossa experiência e equipa dedicada vai fazer a diferença no sucesso da sua app!

Exit mobile version